Política e Mais
Anunciante
APURAÇÃO  CIDADE DA REGIÃO DE ARAÇATUBA É INVESTIGADA POR FRAUDE ELEITORAL 

A informação foi revelada pela Folha de São Paulo 

Anunciante

O município de Brejo Alegre (SP), localizado na região administrativa de Araçatuba (SP), está sendo investigado por fraude generalizada nas eleições de 2024. 

 

Conforme as informações da Folha de São Paulo, do último dia 11, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estão averiguando um possível esquema de fraude generalizada nas eleições em cidades pequenas e médias. 

 

Ainda conforme as informações, entre as cidades sondadas, está Brejo Alegre. Além disso, o jornal da capital paulista informou que mais seis cidades estão envolvidas. 

 

O Plano 

 

Também foi informado que o plano era para realizar a permutação em grande escala de títulos eleitorais de cidades próximas que eram incitados por candidatos. 

 

Para que a mudança ocorresse, os candidatos, encorajavam as pessoas ofertando regalias como dinheiro, cargos futuros ou outros favores em troca do registro no município.  

 

Em caso de concordância, métodos fraudulentos eram utilizados. Alguns exemplos da ação foram boletos de empresas de telefonia que não verificam os endereços e contas de consumo falsificadas, teriam sido usados para comprovar residência. 

 

TSE 

 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Brejo Alegre ampliou em 20,1% no número de eleitores por transferência de títulos, um dos maiores percentuais no estado de São Paulo, visto que a cidade possuí 2.889 habitantes. 

 

Devido ao número de moradores, e ainda de acordo com os dados do TSE, foi constatado que a cidade apresenta uma situação alarmante, pois o número de eleitores supera em 18% a população residente. 

 

O caso segue sob investigação, com o objetivo de identificar os responsáveis e garantir a lisura do processo eleitoral. Caso confirmadas as fraudes, os envolvidos podem responder por crimes eleitorais, incluindo falsidade ideológica e corrupção ativa. 

 

Com informações do site Araçatuba em Foco


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.